10 dúvidas sobre castração, cruza e cio das gatas.

cio_gata_1

As gatas tem diversas particularidades diferentes das cadelas quando o assunto é castração, cruza e cio.

Deixar sua fêmea dar uma voltinha na rua durante o cio pode não ser uma boa ideia e ficar atento aos sinais de cio será bastante importante.

Quando você adotar uma gatinha vai passar por diversas situações que talvez não sejam comuns a você, principalmente se você for uma mãe/pai de gata de primeira viagem.

Por isso compilamos as 10 dúvidas mais comuns  que os donos de gatas tem sobre esses assuntos:

1- As gatas poderão entrar no cio bem novinhas: há fêmeas que entram no cio antes dos 6  meses de idade; então não estranhe caso sua fêmea entre no cio ainda bem novinha. Assim como há fêmeas que entram no cio após os 6 meses; porém o mais comum é estarem sexualmente ativos por volta dos 6 meses de vida.

2- O cio da gata tem poucos sinais físicos: diferente das cadelas que a vulva fica bastante inchada e que costuma ter sangramento, a gata também terá um inchaço porém é pouco aparente e raramente você verá um sangramento vaginal.

cio_gata_3

3- Você sabe que uma fêmea de gato está no cio principalmente por causa de mudanças comportamentais visíveis: as gatas  no cio vocalizam muito, se esfregam nas coisas de forma muito intensa, costuma erguer a parte traseira e a cauda e rolam no chão. Elas ficam bem agitadas e fogosas no cio.

4- Sol X Ciclo: Existem estudos que mostram a influência da luz solar no cio das gatas, inclusive que gatas podem ciclar quando há períodos maior de sol. Uma gata que está constantemente sob luz artificial não terá essa influência no ciclo e poderá ciclar fora de épocas de maior incidência solar.

5- O período de cruza da gata pode durar de 10 dias a 15 dias; costuma ser nessa época que ocorrem as mudanças comportamentais citadas acima.

6- No período fértil a gata poderá cruzar com mais de um gato e ter filhotes de pais diferentes.

cio_gata_4

7- As gatas ao cruzarem gritam pois o pênis do macho é cheio de espículas e, ao retirá-lo da fêmea, acredita-se que costuma machucar a vagina, por isso ela grita e, algumas vezes, ataca o macho. Por isso é comum vermos os machos segurando as fêmeas pelo pescoço.

8- A gata costuma ter em torno de 4 a 6 filhotes a cada gestação.

cio_gata_2

9- A gestação dura em torno de 9 semanas e você saberá principalmente porque as mamas aumentarão de tamanho e escurecerão, além do aumento do abdômen.

10- A castração pode ser feita antes do primeiro cio para evitar as mudanças comportamentais do cio, que muitos donos não gostam, e também para prevenir o câncer de mama e, claro, filhotes.

Andressa Gontijo – Médica Veterinária e fundadora da empresa de Pet Sitter My Pet’s Nanny

Comente

Comente

Your email address will not be published.

Siga nosso Instagram



A Enciclopédia Animal!