7 sinais que a “puberdade” chegou para o seu cachorro.

puberdade_1

Os cães também atingem a adolescência, e ela é marcada por mudanças físicas e comportamentais.

É uma fase bastante importante para seu cão e para você. Ficar de olho nos sinais vai te ajudar a entender em que fase ele está e o que você deve fazer.

Normalmente a puberdade, ou adolescência dos cachorros, ocorre entre os 7 meses a 1 ano do animal. Para alguns cães isso poderá ser antes e para outros pode ultrapassar um pouco os 12 meses.

puberdade_2

Veja quais sinais são comuns nessa fase:

1- Cio: é na puberdade canina que ocorrerá o 1º cio, assim como em nós humanos. Por isso fique de olho nessa faixa etária da sua fêmea pois, provavelmente, o cio poderá vir.

2- Instinto de cruza: nessa fase os hormônios estão meio enlouquecidos e começam os treinos para a cruza. Então é bastante comum ver seu machinho e, às vezes, até sua fêmea agarrando uma almofada ou um cobertor como se fosse um companheiro de cruza.

puberdade_3

3- Dominância: é nessa fase também que inicia a dominância de um cão por outro. É comum você ver um cão tentando montar no outro nessa fase. Pode parecer apenas uma brincadeira, mas esse já é o início da tentativa de mostrar quem manda e quem é mandado. Essa fase é importante para socialização e adestramento.

4- Aprender a levantar a pata: é nessa fase que, normalmente, o cão aprende a levantar a pata para fazer xixi.

5- Troca da dentição: nessa fase é comum vermos a troca dos dentes de leite e crescimento dos dentes permanentes.

6- Crescimento desacelerado: normalmente o cão já teve um crescimento bem acelerado quando filhote e, nessa fase, o crescimento é um pouco mais lento. Cães de raças pequenas, inclusive, já podem ter chegado no tamanho adulto.

7- Fase boa para novos aprendizados: embora ainda tenha muita energia e sejam bem bagunceiros, nessa fase eles tendem a se focar mais em novos aprendizados e estão em uma fase de fácil memorização daquilo que aprendem.

Andressa Gontijo – Médica Veterinária e fundadora da empresa de Pet Sitter My Pet’s Nanny

Comente

Comente

Your email address will not be published.

Siga nosso Instagram



A Enciclopédia Animal!