Alimentos proibidos para animais no fim do ano!

alimentos_1

As festas de final de ano estão aí! E os cães e gatos mais gulosos já estão de olho na preparação da ceia. Inevitavelmente, algo pode cair no chão e eles comerem ou alguma comida pode ficar em acesso fácil e eles se lambuzarem!

Algumas comidas podem trazer uma indisposição ao pet, mas nada de tão sério, já outros alimentos podem ser tóxicos aos cães e gatos!

Veja a lista de alimentos que podem fazer mal para seu cão ou gato:

  • Chocolate: esse talvez seja o top 1 dos alimentos perigosos. Realmente o chocolate é perigoso; a substância chamada teobromina é altamente tóxica para os animais podendo, se ingerida em grande quantidade, levar seu pet a óbito.
  • Uva/Uva passa: não se sabe ao certo qual é a substância prejudicial, porém essa simples frutinha pode fazer muito mal para seu cão ou gato, causando problemas renais.
  • Pães e massas: além de engordar, as massas como pães fermentam, causando uma indigestão aos animais.
  • Macadâmia: não se sabe ao certo a substância prejudicial, mas a macadâmia, sendo em qualquer formato (in natura, pó ou óleo) pode causar problemas neurológicos, vômitos e hipotermia nos cães e gatos.
  • Cebola e alho: as substâncias dissulfeto de alipropila e alicina podem degradar os glóbulos vermelhos do sangue, levando o animal a uma anemia. Alguns veterinários que utilizam alimentação natural, dizem que o alho em pequenas quantidades não é prejudicial, porém deve-se ter muita cautela na utilização.
  • Bebidas Alcoólicas: assim como para nós, o álcool pode ser prejudicial para os animais, levando-os a uma intoxicação.
  • Café: a cafeína pode trazer vômitos, diarreias e, em alta quantidade, taquicardia e problemas neurológicos.
  • Xilitol: embora pouco utilizado na culinária do final do ano é importante ser citado, caso pessoas que façam alimentos dietéticos utilizem essa substância, é altamente tóxica para os animais.

alimentos_2

Caso seu cachorro ou gato ingira qualquer dessas substâncias acima, fique de olho nas reações dele como salivação, vômito, diarreias, tremores, animal muito quieto, convulsões. Tendo qualquer alteração, leve-o no veterinário imediatamente!

Andressa Gontijo – Médica Veterinária e fundadora da empresa de Pet Sitter My Pet’s Nanny

Comente

Comente

Your email address will not be published.

Siga nosso Instagram



A Enciclopédia Animal!