Cachorros não se sentem culpados quando aprontam.

Quem tem cachorro sabe muito bem que quando você dá uma bronca, ele capricha na cara de culpa com aquela cabeça acuada, as orelhas abaixadas e desviando o olhar do seu.

Pois bem, saiba que ele não sente a menor vergonha por ter aprontado!

De acordo com especialistas em comportamento animal, essa cara de culpa é uma reação à raiva que o dono está demonstrando pela bagunça que encontrou.

Ou seja, os cachorros não se sentem realmente culpados, eles só querem que você se acalme.

A Dra. Bonnie Beaver, diretora executiva do American College of Veterinary Behaviorists, diz que é possível que o cachorro entenda que fez algo errado, mas a punição ou bronca deve ser dada assim que ele aprontar. Quanto mais tempo demorar para o ele levar a bronca, menos conexão ele vai fazer.

Um dos primeiros estudos relacionados à cara de culpa dos cães foi feito por Alexandra Horowitz, professora de psicologia da Barnard College

Bonnie Beaver afirma que é possível que o cachorro entenda que fez algo de errado, mas a punição ou bronca deve ser dada assim que ele aprontar. Quanto mais tempo demorar para o cão levar bronca, menos conexão ele vai fazer com aquilo.

Um dos primeiros estudos científicos sobre a cara de culpa dos cães foi feito em 2009 por Alexandra Horowitz, professora associada de psicologia da Barnard College, em Nova York (EUA).

Nesse estudo, 14 cachorros foram filmados para saber como eles reagiram quando seus donos voltavam na sala depois de pedir para que eles não comessem um petisco.

“Eu descobri que a cara de culpa aparecia com mais frequência quando os tutores brigavam com seus cães, independente deles terem desobedecido sua ordem ou não. Não era a culpa, mas a reação ao dono que incentivou o olhar”, disse Alexandra.

Mas uma coisa é fato, como continuar uma bronca quando você se depara com aquela cara? Impossível! ♥

Comente

Comente

Your email address will not be published.

Siga nosso Instagram



A Enciclopédia Animal!