Como aproximar dois gatos novos?

Os gatos são animais muito territorialistas. Quando você tem um gato em casa ele vira o dono daquele espaço e acaba não aceitando outro gato em seu local. Acredite, é mais fácil colocar um cachorro e um gato juntos, do que dois gatos!

Se você tem um gato filhote e pretende ter mais de um gato, o ideal é que você já busque outro filhote, assim, você terá maiores chances da aceitação entre eles do que quando estiverem adultos.

Agora se você já tem um gato adulto em casa e resolveu ter mais um a tarefa será, muitas vezes, bem difícil; mas não impossível.

Veja aqui algumas dicas que separamos para você:

1- Castre os animais: animais inteiros darão mais trabalho nessa aproximação. Dois machos inteiros, por exemplo, dificilmente se aceitarão no mesmo ambiente, então a castração é bem importante para esse convívio.

gatos_proximos_2

2- Não promova o encontro logo de cara: muitos donos, ansiosos para ver como seus gatos ficarão felizes com o novo coleguinha, acabam colocando eles logo de cara juntos e o estresse pode tomar conta do ambiente. O ideal é que os gatos não tenham acesso entre si logo de cara. Você poderá prender um em um quarto e outro ficar solto no corredor, dessa forma eles sente o cheiro mais não se veem e isso será positivo!

3- Vá com calma na aproximação: toda aproximação na correria é ruim. Faça um passo de cada vez, sem pressa; quanto mais tempo deles se acostumarem, melhor!

4- Na hora da aproximação promova a interação com outras coisas: Quando estiver no momento se aproximá-los, tente distraí-los com comida ou brinquedos; dessa forma eles não irão olhar um para o outro logo de cara, pois estarão distraídos com outras coisas. Em alguns momentos eles irão se notar durante essa interação e isso será positivo.

gatos_proximos_3

5- A qualquer sinal de estresse, separe-os de novo: nesse início é importante que os estresses entre eles sejam controlados por você. Se necessário for, comece tudo de novo e vá promovendo a aproximação aos poucos novamente. Depois, quando já estiverem acostumados, pode ser que aconteça algum estresse, mas que não seja necessária sua intervenção.

Se você está tendo problemas na aproximação de seus gatos, nós da My Pet’s Nanny podemos te auxiliar! Entre em contato conosco pedindo nosso serviço de cat sitter e mencionando que precisa para aproximação de dois gatos; nós indicaremos um profissional para isso!

Andressa Gontijo – Médica Veterinária e fundadora da empresa de Pet Sitter My Pet’s Nanny

Comente

Comente

Your email address will not be published.

Siga nosso Instagram



A Enciclopédia Animal!