Estudo comprova: Gatos gostam mais de humanos do que de comida!

“Eu gosto mais de cachorro, gato é muito blasé…” Quantas vezes os donos de gatos não ouviram essa frase?

gato_humano_2

Agora os gateiros tem um novo aliado para provar que, na verdade, os gatos são animais muito amáveis.

Um estudo da Universidade de Oregon (EUA) mostra que os gatos não só gostam dos humanos como gostam mais de humanos do que de comida!

Para provar isso, os cientistas pegaram 50 animais vindos de abrigos e de casas e os isolaram de tudo.

Os felinos passaram algumas horas separados de qualquer tipo de estímulo visual, olfativo, gustativo ou aditivo.

Depois disso, os animais eram colocados em uma sala dividida em 4 partes, cada uma com uma coisa para chamar a atenção dele.

Em um canto tinha um brinquedo do gato; em outro um lenço com um cheiro que ele gosta; em outro havia comida e no outro um humano sentado.

Os resultados mostraram que, em 50% dos casos, os animais preferiram se aproximar do humano e só 37% deles preferiram o alimento.

gato_humano_3

O estudo ainda mostra que não existe diferenças significativas entre os resultados dos animais domésticos e os de abrigo.

Eles ainda deram dicas das preferências dos bichanos. Os animais preferiram peixe a carne e brinquedos que se mexem sozinhos ao invés dos estáticos.

A ideia é que a pesquisa ajude a entender melhor os gatos, para que seja possível avançar nos métodos de adestramento de felinos e para criar ambientes mais amigáveis para eles.

gato_humano_4

“A crença de que gatos não são muito sociáveis ou impossíveis de treinar é bem comum. Mas isso talvez seja, em parte, pela falta de conhecimento sobre que tipo de estímulos esses animais preferem e o que é mais impactante quando se pensa em motivá-los”, afirmam os pesquisadores.

gato_humano_1

A lição que fica é o que todos os gateiros já sabiam; que os gatos não se apegam só às suas casas, mas também aos seus humanos. E muito! ♥

Comente

Comente

Your email address will not be published.

Siga nosso Instagram



A Enciclopédia Animal!