Nova lei deve proibir troféus de caça nos EUA depois da morte do leão Cecil.

leao_cecil

Faz 4 anos que a morte do leão Cecil pelo dentista americano Walter Palmer causou protestos ao redor do mundo e abriu discussões sobre a caça de animais selvagens. Cecil era monitorado pela Universidade de Oxford, no Parque Nacional de Hwange, no Zimbábue.

Cecil tinha muita familiaridade com humanos e isso o tornou um animal muito amigável, fazendo com que ele fosse muito amado por moradores, guardas e turistas. A sua morte levantou um debate na internet sobre a legalidade da importação de troféus de caça, que se tornou alvo de críticas de ativistas e ONGs internacionais de proteção animal e ambiental.

A história de Cecil agora tem um novo capítulo. O político americano Raúl M. Grijalva, do Comitê de Recursos Naturais da Câmara, introduziu uma nova lei na Câmara dos Representantes que visa restringir a importação de troféus de caça para os Estados Unidos. A Lei de Conservação dos Ecossistemas por Cessar a Importação de Troféus de Grandes Animais, chamada de Lei CECIL, em homenagem ao leão, proíbe a importação de troféus de caça de espécies ameaçadas, salvo em condições especiais.

A lei proposta irá promover a transparência dentro do Serviço de Pesca e Vida Selvagem, exigindo que a agência publique cada pedido de importação para animais ameaçados ou em perigo de extinção.

“Espécies como elefantes e leões africanos enfrentam graves ameaças à sua sobrevivência e não há provas científicas confiáveis de que a caça contribua positivamente para a conservação de animais selvagens. A receita gerada pela importação de troféus de caça muitas vezes não fornece nenhuma renda significativa para os moradores empobrecidos. Em vez disso, essas caçadas geralmente canalizam dinheiro para as mãos de um grupo seleto sem melhorar as proteções para as populações de animais selvagens caçados. Nenhuma espécie que enfrente a extinção deve ser vitimada por alguém que queira pendurar a cabeça do animal na parede”, disse Cathy Liss, presidente do Animal Welfare Institute; elogiando a proposta.

Comente

Comente

Your email address will not be published.

Siga nosso Instagram



A Enciclopédia Animal!