Saiba porque não se usa mais a palavra dono, e sim tutor de animais.

tutor_1

Se você assiste vídeos, segue páginas e acompanha o universo de pessoas que trabalham com pets, já deve ter notado que a maioria não usa mais o termo “dono de bicho” e sim “tutor de bicho”. Mas você sabe a razão dessa troca?

Muitas nomenclaturas foram sendo analisadas ao longo do tempo e acabaram chegando a nomenclaturas mais adequadas. E foi isso que aconteceu com a mudança de dono para tutor.

“Dono”, segundo o dicionário, significa proprietário, possuidor, aquele que tem completo poder ou controle. Ela se aplica bem quando usada para coisas, objetos, propriedades. Por exemplo “ele é dono daquele carro”, indicando uma relação de posse e controle sobre o carro.

Quando falamos de pets, “tutor” se encaixa melhor já que, segundo o dicionário, é o indivíduo que exerce uma tutela, aquele que ampara, protege. Guardião.

Pensando na relação que temos com nossos animais, é muito melhor pensarmos em tutores e não donos pois, os animais sendo seres vivos, precisam de cuidado, proteção, carinho, amor e amparo e não de posse.

tutor_2

Quem adquire um animal, adquire também a responsabilidade de cuidar dele, proteger, zelar, cuidar da sua saúde e do seu bem estar e não exercer uma posse sobre ele, limitando as vontades do animal e, como muitos pensam, fazer o que quiserem com eles.

Quem trabalha com animais já ouviu (infelizmente) de muitos donos (no sentido literal da palavra) frases como ‘o cachorro é meu e eu faço o que eu quiser com ele’, justificando possíveis maus-tratos que possam fazer.

Caso o dono opte por fazer o que quiser com um animal, prejudicando ele, mesmo tendo pago qualquer quantia que seja para adquirir esse animal, essa pessoa pode perder a guarda do animal e até sofrer processos, multas e penas legais de proteção aos animais.

Foi devido à essa reflexão sobre qual a função dos animais na vida das pessoas, e vice-versa, que aos poucos essa mudança foi ganhando mais terreno, mudando a posição de donos para tutores.

Andressa Gontijo – Médica Veterinária e fundadora da empresa de Pet Sitter My Pet’s Nanny

Comente

Comente

Your email address will not be published.

Siga nosso Instagram



A Enciclopédia Animal!