Saiba quando um filhote começa a levantar a pata para fazer xixi!

xixi_1

Donos de cachorro macho passam por uma certa ansiedade, esperando quando o seu filhote vai começar a levantar a pata para fazer xixi. É como se tivesse certeza de que o macho é macho mesmo, já que fazer xixi agachado é normal em fêmeas.

Quando adquirimos um filhote, seja ele macho ou fêmea, ele fará o xixi agachado porque, para um filhote, é muito difícil se equilibrar em três patas, tornando a postura agachada mais confortável para eles.

Com o passar dos meses os machos poderão começar a levantar a pata.

xixi_2

Qual a idade comum para que eles comecem a levantar a pata para fazer xixi?

Não há uma idade certa, isso varia de animal para animal. Pode ocorrer com 5 meses de idade, com quase um ano ou simplesmente não ocorrer. O mais comum é que ocorra por volta dos 9 meses de idade.

Por que os cães levantam a pata para fazer xixi?

Os cães machos levantam a pata na hora do xixi pois é uma forma de conseguirem demarcar o território melhor. Na hora do passeio, quando fazem o xixi no poste ou na árvore na vertical eles conseguem molhar uma área maior com pouco xixi, dessa forma a área ficará marcada para quando outro macho for lá.

Como os cães machos aprendem a levantar a pata?

Realmente pode ser um aprendizado. É comum filhotes machos conviverem com outros machos e copiarem o que veem e, por isso, aprenderem a levantar a pata logo cedo. Já outros cães levantam a pata por puro instinto.

Meu cachorro pode não levantar a pata nunca?

Pode. Tem cães que simplesmente não aprendem ou não tem tanto instinto de demarcação de território. Cães castrados desde cedo podem também perder esse impulso por levantar a pata.

Devo me preocupar se meu cão não levantar a pata?

Não. Isso não quer dizer nada. Se seu cão continuar fazendo xixi agachado, estará tudo bem com ele. A única preocupação que se deve ter é caso o seu cachorro sempre tenha levantado a pata e de repente ele parou de levantar. Isso pode ser por dor, ou algum outro problema que pode ser investigado mais a fundo por um veterinário.

Andressa Gontijo – Médica Veterinária e fundadora da empresa de Pet Sitter My Pet’s Nanny

Comente

Comente

Your email address will not be published.

Siga nosso Instagram



A Enciclopédia Animal!