Seu pet pode ser vegano ou vegetariano?

vegetarianos_1

Muitas pessoas já devem ter visto propaganda de rações vegetarianas para animais. Nos EUA a moda está sendo tornar os animais veganos e essa moda já começou aqui no Brasil.

Vegetarianos são pessoas que não incluem carnes na sua alimentação; alguns até incluem algum tipo de carne, como peixe por exemplo, mas, normalmente, não consomem nenhuma carne.

Já os veganos não consomem nada que seja de origem animal como ovos, laticínios, mel, entre outros produtos.

Essa nova onde de alimentação para animais é não alimentá-los somente com proteína de origem animal. Mas a questão é, isso pode?

Primeiro de tudo, é preciso entender a biologia dos gatos e cachorros. Ambos são denominados carnívoros, portanto, precisam de carne na sua alimentação. Porém existe uma diferença; os cães são carnívoros facultativos, ou seja, hoje em dia conseguem comer e digerir outras proteínas que não somente a vinda da carne. Já os gatos são carnívoros obrigatórios, ou seja, eles precisam de carne para sobreviver.

Logo de cara já podemos ver que os felinos não podem ser alimentados por rações vegetarianas ou veganas, isso seria extremamente prejudicial a sua saúde e vida.

Já os cães até podem receber uma alimentação vegetariana, porém é importante dizer que nem sempre isso será benéfico para a vida dele.

Enquanto o gato pode vir a óbito em pouco tempo com uma alimentação vegetariana; o cão pode permanecer anos comendo aquela alimentação, mas a longo prazo isso pode ser prejudicial.

vegetarianos_2

Isto porque, enquanto os seres humanos precisam de 8 tipos de aminoácidos diferentes para viver bem, os cães precisam de 10 tipos e os gatos 11 tipos. Esses aminoácidos são adquiridos através das proteínas. Quando as retiramos, ou diminuímos o leque de opções das proteínas, corremos o risco de não oferecer os aminoácidos necessários para os animais ou faltar outros nutrientes que também são provenientes de produtos animais, como a vitamina A ou a taurina, com isso esses animais precisarão ser suplementados ou a ração terá que trazer esses outros nutrientes a mais em sua formulação.

Além de toda a questão de saúde, outro ponto que precisamos esclarecer é a aceitação. Seu animal pode até gostar de comer cenoura, mas entre a cenoura e a carne ou frango, ele com certeza preferirá a carne; a mesma coisa ocorre com a ração, as que tem em sua composição produtos de origem animal serão mais facilmente aceitas do que as que não tem, para isso a indústria terá que criar palatabilizantes e aromatizantes na tentativa de atrair o pet a comer aquele alimento, o que nem sempre funciona e nem sempre é positivo também na alimentação.

A opção de ser vegano ou vegetariano deveria ser uma opção apenas do ser humano, os animais que são carnívoros deveriam ser tratados e cuidados como tal. Talvez, se essa filosofia de vida seja muito importante na sua vida a ponto de você querer passá-la para seu pet, então o ideal seja um pet herbívoro, como um coelho por exemplo, dessa forma você terá certeza que está respeitando sua linha e filosofia, sem desrespeitar a natureza dos animais.

Andressa Gontijo – Médica Veterinária e fundadora da empresa de Pet Sitter My Pet’s Nanny
Comente

Comente

Your email address will not be published.

Siga nosso Instagram



A Enciclopédia Animal!