Tudo sobre a raça Sphynx

Essa raça pelada é bastante diferente e faz com que seus admiradores nunca queiram outro gato.

Sphynx Hairless Cats

O Sphynx começou no Canadá por acaso, em meado da década de 60, uma cruza entre dois gatos com pelos gerou gatos nus e causou surpresa em seus donos, esses filhotes não foram geneticamente modificados, o que havia acontecido foi a junção de dois genes recessivos responsável por essa nudez. Nessa época o Canadense Pelado foi cruzado com diversas outras raças porém muitos desses filhotes morreram de forma precoce com diversos problemas de saúde.

Foi na década de 70 nos Estados Unidos que surgiu o Sphynx atual depois de uma cruza semelhante a do Canadá onde filhotes nasceram nus, o mais interessante é que ele se assemelha muito com uma esfinge egípcia, por isso o nome Sphynx.

Características:

É uma raça completamente sem pelos, porém é comum achar alguns pelinhos na base das orelhas, perto do nariz, e na região genital.

Seus olhos são bem grandes, orelhas bem eretas, um gato magro porém com músculo, chegam a pesar em torno de 4 a 7kg.

Temperamento:

Costumam ser bastante calmos, dificilmente você verá um Sphynx agressivo, bastante esperto e apegado ao dono, gosta de brincar e de carinhos.

Higiene:

O Sphynx se higieniza assim como outros gatos, porém pelo fato de não ter pelos ele acaba ficando com a pele mais engordurada e precisa ser higienizada ou com banhos ou com lenços umedecidos.

Muito cuidado com a exposição desses gatos ao sol, pelo fato de não terem pelos eles não tem a mesma proteção dos demais bichos e pode sofrer queimaduras solares graves além de câncer de pele.

Alergia a gato:

Muitas pessoas adquirem o gato achando que ele não trará alergias, pois erroneamente pensam que são os pêlos que dão a alergia, sendo que no fundo a alergia que algumas pessoas tem por gatos é causada pela saliva e pela descamação da pele, logo o Sphynx também pode causar alergias!

Texto:

Andressa Gontijo

Médica Veterinária na empresa de Pet Sitters My Pet’s Nanny

www.mypetsnanny.com.br

 

 

Comente

Comente

Your email address will not be published.

Siga nosso Instagram



A Enciclopédia Animal!