Você sabe como ensinar o seu cachorro a fazer xixi no lugar certo?

Ensinar seu filhote a fazer xixi no lugar certo pode ser uma tarefa fácil para alguns, e muito difícil para outros, isso porque vai de cada animal, da facilidade em aprender, e da sua persistência!

O primeiro ponto aqui é ter PACIÊNCIA, não adianta achar que o cão está fazendo algo por birra, essa birra costuma aparecer só depois, quando ele está maior, e já aprendeu a fazer no lugar certo… ele pode querer chamar sua atenção, fazendo xixi no lugar errado, por exemplo!

Mas quando novinhos, isso não acontece, o que ocorre é realmente uma dificuldade em entender que a partir daquele momento ele deve, sempre que estiver apertado, ir até um local para fazer suas necessidades!

Falado então do primeiro ponto, que é paciência, vamos à prática!

Sempre tive cães machos, e sempre os ensinei a fazer xixi no lugar certo! É claro que o fator “marcar território” é maior nos machos, e por isso eles costumam dar mais trabalho, mas isso não significa que não aprendam!

Não trabalho com adestramento, mas como sempre ensinei os meus cães a fazerem xixi no local certo, vou dividir com vocês  a minha experiência:

Quando o filhote chegar:

Mostre para ele toda a casa, mostre também onde ficará os pertences dele, pratinho de comida, caminha, jornal, para que ele saiba para onde ir quando estiver com fome ou apertado! Tente não mudar muito o local das coisas, para que fique mais fácil dele memorizar!

xixi_certo_2

Limite o espaço no início:

Sei que dá um aperto no coração, mas é importante que em alguns momentos seu filhote fique limitado a um espaço, principalmente depois que comer, e durante a noite. Ele não deve ficar preso por horas, é só um tempinho! Forre todo o local jornal, para não ocorrer do seu cão não acertar o jornal na hora de agachar para o xixi! Se puder vá olhar de tempo em tempo, quando ele fizer o xixi ou coco, diga feliz “muito bem”, e o solte como recompensa, para ele entender que fez algo positivo! O ato de prender aqui, não é um castigo, é apenas limitar o espaço para que as chances de acerto sejam maiores!

Mantenha uma folha suja de xixi nesse local:

A primeira coisa que queremos fazer é limpar tudo, jogar o jornal fora, e passar um bom desinfetante, mas isso não é positivo nesse momento, pois para o seu filhote, o cheiro do xixi dele, o ajudará a voltar e fazer xixi novamente! Por isso mantenha pelo menos uma folha suja de xixi no meio das limpas! Caso ele não tenha feito ainda xixi no local que você quer, você poderá molhar a folha no xixi que ele fez no local errado, e leva-la para o local certo! Você começará a notar, que ao levar seu cão ao local, ele vai cheirar, e vai fazer xixi mais rápido do que as primeiras vezes!

No início você que deverá leva-lo de tempos em tempos até o local, para ver se ele quer fazer xixi, mas conforme ele for crescendo ele mesmo vai correr até o jornal!

Conforme ele for aprendendo você pode diminuir a quantidade de jornal no local, no início, lembre-se que o local estava todo forrado de jornal, e conforme ele estiver aprendendo você pode se limitar a um quadrado pequeno, que ele já entenderá!

Não bata no filhote se ele fizer errado:

Bater não adianta, pois é uma punição que ele não entende o porque sofreu. Se ele fizer errado, diga apenas “não”, e o leve até o local do xixi, mostre a ele que é ali que ele deve fazer. E não se esqueça, dá muito mais efeito o contrário, isto é, mostrar para seu filhote quando ele acertar!

Não mantenha-o preso nesse espaço o dia todo:

Se você fizer isso, para ele o local vai parecer um castigo, e não é esse a intenção, a intenção é apenas que ele fique lá, faça seu xixi e fique solto! Ele associará o espaço a um local neutro, e não um local ruim! Cuidado, pois isso é muito importante, muitos clientes mantém o cão preso o dia todo ali, e isso só faz com que o cachorro não goste do local, e use essas horas para destruir o jornal, caminha, e tigelas, ou criar manias como se lamber demais, ou até começar uma coprofagia!

Conforme seu cachorrinho for crescendo, ele poderá sair para passear, e logo aprenderá a fazer xixi e coco na rua, e isso é outro ponto interessante, muitos cães que passeiam várias vezes ao longo do dia, não fazem xixi nem coco em casa! Temos cães que passeiam 3 ou 4x ao dia, e acabam por nem precisarem de jornal em casa mais!

Quem testar, conte para nós aqui os resultados!

Andressa Gontijo – Médica Veterinária e fundadora da empresa de Pet Sitter My Pet’s Nanny

Comente

Comente

Your email address will not be published.