Você sabe qual a melhor fase para socializar o seu gato?

socializacao_gato_1

Os felinos são animais bastante particulares. Diferente do que muitos pensam, os felinos não são “cães diferentes”; eles são uma espécie totalmente diferente, logo, com diversas particularidades da espécie.

Dentre essas particularidade está a facilidade em socializar e a facilidade em se adaptar a novidades.

Os felinos são animais que vieram de um felino selvagem, que era territorialista e solitário. Logo o nosso felino também poderá se tornar territorialista e dar um pouco de trabalho na hora da socialização.

Além disso, o nosso felino precisa estar sempre em alerta para fugir de possíveis predadores, por isso, dificilmente você verá um gato tranquilo na presença de um animal maior que ele ou tranquilo em ambiente de grande movimentação e barulho.

socializacao_gato_2

A melhor fase para você por o seu felino próximo de novidades é na fase de filhote, até mais ou menos 4 meses de idade. Nessa fase os gatos estão mais abertos e aceitam com maior facilidade as coisas que são introduzidas.

Essa é uma ótima fase para você acostumar seu gato com outro animal, com barulhos, com ambientes mais movimentados ou com qualquer coisa diferente que possa ser necessária a socialização. É um período em que o gato aprende novas coisas, é muito curioso, gosta de brincar e de se aventurar; por esse motivo é muito mais fácil apresentar as novidades nesse início da vida!

E se eu tiver um gato adulto, como devo socializá-lo?

Com adultos é sempre mais desafiador. Existem adultos bastante calmos, que aceitam a aproximação de outros gatos ou mesmo de outros animais facilmente, já a maior parte dos felinos tende a estranhar no início as mudanças e os animais novos. Por esse motivo você deve fazer a introdução de forma lenta e gradual, para que ele vá se acostumando aos poucos e sempre respeitando os limites do felino que já estava naquele ambiente anteriormente.

Caso você precise socializar seu felino, nós podemos te ajudar. Clique aqui para conhecer o serviço de pet sitter e o que ele pode te oferecer. 

Andressa Gontijo – Médica Veterinária e fundadora da empresa de Pet Sitter My Pet’s Nanny

Comente

Comente

Your email address will not be published.

Siga nosso Instagram



A Enciclopédia Animal!