Você sabe se focinho seco realmente é sinal de febre?

focinho_febre_1

Saber se o seu pet está com febre é mais complicado do que saber se o seu filho humano está. Ao contrário das crianças, em cães e gatos não é possível saber a temperatura colocando a mão na testa deles, por isso muitas suposições surgem quando o assunto é febre em pets.

A temperatura dos animais é mais alta do que a nossa. Enquanto a temperatura dos humanos fica em torno de 36ºC, a dos cães fica por volta dos 38ºC.

Um dos mitos mais difundidos é que focinho quente e seco é sinal de febre em cães. Na verdade não é possível afirmar isso pois, em diversas ocasiões o focinho deles pode ficar assim como, por exemplo, em dias mais frios do inverno ou quando estão quietos dentro de casa. Muitos cães também tem focinhos mais secos normalmente. Outro ponto é que existem cães que apresentam febre e nariz molhado.

Então como saber se o seu cão ou gato está com febre?

O primeiro sintoma, e o mais comum também, é ficarem mais quietos, sem vontade de comer ou de levantar. Isso pode não ser um bom sinal porém, para ter 100% de certeza, só medindo a temperatura. O médico veterinário irá medir a temperatura da maneira correta e poderá constatar se o seu pet está com febre mesmo; essa é a única forma concreta de saber.

Portanto, não é porque o seu pet está com o focinho seco que você deve sair correndo para o veterinário. E, sempre que tiver qualquer dúvida sobre a saúde do seu pet, busque um profissional de confiança.

Andressa Gontijo – Médica Veterinária e fundadora da empresa de Pet Sitter My Pet’s Nanny

Comente

Comente

Your email address will not be published.

Siga nosso Instagram



A Enciclopédia Animal!