Você sabe se pernilongos também oferecem riscos para o seu pet?

pernilongo_1

Zika, Dengue, Chikungunya, o que mais esses pequenos insetos são capazes de transmitir? Esse é a pergunta que muitas pessoas se fazem.

Como pode um bicho tão pequeno ser capaz de tantas coisas? E será que ele também pode fazer mal para o meu pet?

Muita gente acha que os pernilongos só picam as pessoas, porque os cães e gatos tem muitos pelos, o que dificultaria a picada. Mas isso não é verdade! Esses insetos conseguem picar partes do corpo do animal desprovidas de pelos como focinhos, orelhas, perto dos olhos, patas, barriga, etc.

E o pior, eles podem sim transmitir doenças para eles também!

A doença mais comum transmitida pelos pernilongos para os animais é a Dirofilariose, responsável por causar o verme do coração; um parasita que pode levar seu pet a óbito. A Dirofilariose não acomete só os cães, os gatos e até mesmo os humanos podem contrair a doença.

Os insetos mais comuns que transmitem a doença são os pernilongos do gênero Culex, Aedes e Anopheles. Quando o mosquito infectado pica o animal, ele transmite a doença.

A gravidade da doença está ligada a quantidade dos vermes e a localização, já que eles podem se alojar no coração, pulmões e vasos. Existem estudos que mostram o verme até no cérebro.

Para que seu pet não tenha a doença é preciso prestar atenção em fatores como:

1- Não deixar água parada para não proliferar os mosquitos;

2- Utilizar produtos eficazes nos pets para repelir o mosquito ou vermífugos a base de ivermectina (estes devem ser indicados pelo médico veterinário, já que algumas raças não podem utiliza-los);

Por isso fique de olho e cuide bem do seu pet!

Andressa Gontijo – Médica Veterinária e fundadora da empresa de Pet Sitter My Pet’s Nanny

Comente

Comente

Your email address will not be published.

Siga nosso Instagram



A Enciclopédia Animal!